terça-feira, 4 de maio de 2010

Bacalhau Ao Vinho do Porto

Ingredientes:
- 1 kg de Bacalhau da Noruega
- 1 cálice de Vinho do Porto Seco
- 200 g de cogumelos
- 1 kg de tomates maduros
- 200 ml de azeite
- 2 dentes de alho
- 1 ramos de salsa
- 2 ovos
- Farinha de rosca
- Farinha de trigo
- Sal a gosto
- Pimenta a gosto
- Azeite português

Preparo:
Corte o bacalhau da Noruega em filés retangulares e coloque de molho na geladeira por 24 horas, trocando a água 4 vezes. Passe os filés na farinha de trigo e no ovo e frite-os nos 200ml de azeite. Neste mesmo azeite, introduza os tomates previamente esmagados sem pele e sem sementes os dentes de alho amassados, a salsa picada, os cogumelos cortados em fatias, o Vinho do Porto e, finalmente, sal e pimenta a gosto.
Deixe cozinhar em fogo brando por 15 minutos. Coloque os filés numa travessa
refratária, regue-os com o molho de tomates, salpique com farinha de rosca e leve ao forno por mais 15 minutos, adicionando mais azeite se necessário. Sirva acompanhado de batatas em rodelas, passadas no ovo e na farinha de trigo e fritas no azeite ou óleo.

Anel de Camarão e Frutos do Mar

Ingredientes:
- 01 pão de forma esfarelado
- 02 colheres de sopa de óleo
- 500 gr de camarão
- ½ cebola ralada
- 02 dentes de alho picados
- 300 gr de frutos do mar
- ½ xícara de chá de azeitonas picadas
- 01 cenoura grande ralada
- 250 gr de maionese caseira
- pimenta a gosto
- sal a gosto
- cheiro verde a gosto

Preparo:
Aqueça o óleo e doure a cebola e o alho. Coloque o camarão e os frutos do mar, misture e junte o molho de tomates e o catchup, deixe levantar fervura por 3 a 4 minutos. Coloque em uma vasilha funda e junte um a um os outros ingredientes.Coloque em forma untada e enfarinhada com farinha de rosca e leve ao microondas por 4 a 7 minutos na potência alta, coberto, deixe por 4 a 6 minutos na potência média. Dê 3 minutos de espera, deixe esfriar e desenforme. Decore com maionese ou chantily salgado. Sirva gelado.